O amor de Petruchio e Catarina

Estreou "O Cravo e a Rosa" no teatro Prio

Escrito por
Alex Gonçalves Varela
Fotos:
Divulgação
O texto é inspirado na novela escrita por Walcyr Carrasco. É uma comédia romântica que tem comobase o clássico A Megera Domada, de William Shakespeare.

A trama é ambientada na cidade de São Paulo dos anos 1920, e narra o conturbado romance entre o caipira Petruchio, interpretado por Dudu Azevedo, e Catarina Batista, interpretada por Isabela Santoni, moça com ideias feministas, filha mais velha do banqueiro Dr. Batista, interpretado por João Camargo.

Dudu Azevedo faz um caipira Petruchio rude e grosseiro, fazendeiro e produtor de queijos, que está com dívidas e o banco está pressionando para hipotecar sua propriedade. A proposta de se casar com Catarina foi por ele bem recebida, pois herdaria uma fortuna que solucionaria os seus problemas. Ele resolveu enfrentar Catarina interessado no dote.

Por sua vez, Catarina Batista é rica, geniosa, temperamento de "onça brava", personalidade forte e independente, questionadora dos valores machistas, não aceita ser submissa, nem a ideia de receber um dote. Não queria se casar de forma alguma. O falecimento de sua mãe a isolou ainda mais. Uma megera! 

Contudo, sua irmã Bianca, interpretada por Catarina de Carvalho, começa a fazer greve de fome em virtude de só poder arranjar matrimonio assim que sua irmã mais velha firmasse um casamento.

Então a pressão sobre Catarina aumenta.

A união entre Petruchio e Catarina acontece. E o Dr. Batista quita as dívidas do genro. O casal passa a viver juntos na fazenda. Mas em total desarmonia. Ele com sua grosserias, e ela com suas teimosias. Ele a chama de "favo de mel", mas ela odeia que ele assim a chame.

Até que um dia, Petruchio dá uma chamada em Catarina, e diz que ela tem medo de amar, de ter filhos, de viver de forma afetuosa e amorosa. Ele é rude, mas também se mostra caloroso, emocional, sincero e íntegro. A partir de entao, o cenário se modifica, Catarina passa a ser menos rancorosa, e passam a viver de forma mais aproximativa. Eles passam a se amar.

O texto está dividido em três partes: I- O Encontro; II- O Casamento; III - O Acerto de Contas. Ele é divertido, hilário, romântico, é uma excelente adaptação e redução de um texto de novela para o teatro realizada por Pedro Vasconcelos. O amor, as relações afetuosas, o casamento unindo indivíduos tão díspares em sua forma de pensar e agir, temas que são tratados de forma leve  e com uma linguagem simples e de fácil compreensão pelo público.

O elenco como um todo tem uma atuação impecável. Todos atuam bem, independente do papel que ocupa no texto. Contudo, Petruchio e Catarina ganham mais projeção e evidencia do que os demais, até mesmo por ocuparem lugar central na trama. Os dois apresentam interpretações de excelência, passando o texto de forma divertida e suave, e com emoção. Eles narram a trama por meio dos seus personagens, dando assim. uma formatação ao enredo.

A direção de Pedro Vasconcelos deixou transparecer suas marcações certeiras e pontuais na atuação dos atores, mas também os deixou a vontade de forma que eles extrapolam o palco, e atuam pela platéia. Petruchio "escala" as cadeiras do público para dizer que ama Catarina. Há, portanto, uma forte comunicação entre elenco e platéia.

A cenografia criada por Ronald Teixeira e Flávio Graffi  é bonita, de bom gosto, criativa e dentro do contexto da época em que passa a trama. Serve como representação da fazenda de Petruchio, ou da casa dos Batista. O galo e a vaca cenográficos são bastante criativos e bem solucionados.

Os figurinos criados por Ronald Teixeira e Flávio Graffi são bonitos, de bom gosto, e dentro do contexto da peça teatral. Alguns figurinos tem um caráter mais rural, caipira, mais rústico, como o de Petruchio, e o de Calixto. Por sua vez, outros apresentam um caráter mais urbano, típico da vida paulista dos anos vinte do século XX, como o de Catarina, vestido com acessórios. Os homens burgueses como o Sr. Batista, Venceslau Brás se apresentam com terno de tons clássicos. Já o personagem Praxedes com terno listrado.

A iluminação criada por Leonardo Diniz é adequada as cenas do espetáculo, e contribui para realçar as interpretações dos atores.

O Cravo e a Rosa é uma excelente adaptação e redução de um texto de novela para o teatro; apresenta um excelente casal de atores protagonistas, e bonitos cenários e figurinos.

Excelente produção de artes cênicas!

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