“Mergulho com Design”

Até pela janela, a água reflete o sol e o brilho da noite

Escrito por
Alexandre Bianco
Fotos:
Arquivo Pessoal
“Até pela janela, a água reflete o sol e o brilho da noite. Narciso admirava também esse espelho, que movimenta e mostra tudo que a perspectiva permitir: desde a imagem debruçada sobre a sua superfície até o reflexo da luz sobre o verde iluminado na noite.” Um olhar sobre a importância do planejamento paisagístico, na sua totalidade, por Alexandre Bianco, arquiteto proprietário da BIANCO ARQUITETURA & design.

A piscina exerce um importante papel no paisagismo externo e contribui diretamente com o olhar dos expectadores da paisagem, também pela parte interna da edificação. É uma área que deve ser tratada pelo paisagista, num escopo detalhado pelo “Projeto de Paisagismo”, definindo a sua forma, e outros tantos aspectos para um bom desenho, em harmonia com a geometria de outras formas adjacentes à sua estrutura e à massa verde planejada para esse cenário.

A sua integração com área destinada a uma hidro spa, por exemplo, ou a definição também da sua composição com uma borda infinita observando uma bela paisagem, ou ainda uma frente de vidro para um modelo numa cobertura, são alguns dos recursos de integração com o paisagismo para essa agradável área de reunião.

Alguns recursos no desenho da piscina poderão garantir o aumento visual da área do espelhamento d’água, se destinarmos a área de “solarium” para o formato de um deck molhado, para espreguiçadeiras: a piscina vai parecer maior...

A área da piscina permite até tudo isso junto, mas tem que ser tudo muito bem misturado, como numa grande tela de pintura, entre formas, cores e texturas.

A definição do revestimento da piscina pelo paisagista, possibilita a adequação da sua forma ao melhor material para a sua execução e também o melhor resultado visual para essa composição, podendo também definir as áreas de jardineiras de acordo com as espécies desejadas e suas necessidades de área de plantio e volume de terra adequados, por exemplo.

O projeto de uma área da piscina deve estabelecer o conceito de um ambiente, aberto, agradável em todos os seus detalhes para o conforto visual, além de despertar no observador a admiração pela paisagem para o seu relaxamento; definindo as áreas de exposição ao sol (“solarium”), o tipo de mobiliário e estilo/material desejado, e também os acessórios, como ombrelones e caramanchões, que poderão acentuar o clima de total relaxamento: um oásis para o frescor dos dias quentes.

A área da ducha da piscina, deverá ficar próxima à água e deverá ser tratada de forma cuidadosa, para não parecer um chuveiro de banheiro, exposto ao tempo. É indispensável prever no projeto um banheiro completo, exclusivo, próximo à área, para evitar o trânsito entre as áreas iexterna e interna da edificação.

A área da piscina é sempre admirada por todos, e pode ainda agregar à sua composição alguns esguichos d’água e cascatas, alguns elementos decorativos como pontes, áreas de repouso como ilhas com arvoretas ou coqueiros ou palmeiras.

Além de todas essas necessidades e possibilidades, um bom projeto de piscina não pode esquecer do importante papel que a iluminação exerce para o seu total destaque, desde o fim da tarde até um evento à noite, à beira d’água.

Seu posicionamento já deve ser considerado desde o momento da implantação da edificação, e deverá atender primeiramente à melhor insolação possível, com a área de “solarium” voltada para o norte, sem interferências de sombras, para o maior aproveitamento do dia de sol.

Os pontos de interesse da área interna, uma vez voltados para a área da piscina, complementam a ambientação e poderão até mesmo interagir fisicamente entre si.

O “solarium” deve ser executado em material atérmico, para que a sua superfície não aqueça com a incidência solar, e deve também ter características anti-derrapante: o equilíbrio dessas duas necessidades garantirá a permanência e circulação dos usuários com conforto e segurança.

São vários os materiais que podem ser empregados para a especificação de um “solarium”. Se preferir um “deck tradicional”, uma boa opção é a madeira ecológica, “ambientalmente correta”: composto de madeira com fragmentos de PVC, com características térmicas satisfatórias à exposição do sol forte, com várias cores disponíveis, e com aparência final de um deck de madeira pintado com pequenas variações de tonalidade de régua pra régua. O seu suporte pode ser apoiado sobre um piso existente ou sobre o terreno compactado, sobrepondo ao caimento sinuoso da drenagem do sub piso, marcado para os ralos. A sua estrutura, pode até ser em aço galvanizado com altura mínima de 15cm; é um material que não exige manutenção, não sendo necessários lixamentos e pintura, e nem preocupações com insetos e pragas dentro do material.

Pedras atérmicas são uma excelente opção, porém exigem um assentamento padrão sobre uma laje ou base para colagem; podendo também serem fixadas em estrutura elevada sobre a superfície drenante de captação.

A composição de micro seixos, juntamente com resina acrílica, confere ao piso uma superfície tátil que lembra a caminhada sobre a areia, à beira de um rio; além da grande capacidade drenante de toda a sua superfície. A aplicação é bem simples e rápida: sobre o piso com caimentos e ralos, os ralos são protegidos por uma manta de nylon microperfurada e em seguida, a composição dos micro seixos misturados à resina acrílica incolor é despejada. como numa cobertura de um bolo, por exemplo. A acomodação da massa acontece de forma equilibrada, ocupando apenas 2cm de altura e a única preocupação é definir os tipos de arremates limítrofes à área, que contenham a massa acrílica despejada durante a sua execução.

Vamos mergulhar?

Nesse projeto da BIANCO Arquitetura & design para uma cobertura duplex na Barra da Tijuca, o posicionamento da piscina foi definido pelo projeto de estrutura de concreto na fase de projeto para a construção do prédio.
Em continuidade à foto anterior, observe que a parte frontal da piscina, de água aquecida, tem ofechamento em vidro, garantindo leveza ao volume da piscina. Esguichos d’água, pontos de hidromassagem e jardineiras complementaram o espaço de relaxamento, observado também nosambientes internos da Sala de TV e do Salão Gourmet.
Sob a área do Caramanchão, definida pelo pergolado de madeira, a observação da piscina, que reflete a luminosidade interna dos pontos de led projetado, e com isso, mesmo acima do piso, não causa nenhum desconforto visual pelo seu volume.
A borda infinita permite a continuidade da água com a paisagem, sem qualquer interferência visual entre a água e o horizonte.
Acessibilidade é um dos pontos de interesse de todos.
Piscina completamente integrada à paisagem: um espelho que tudo mostra.
Uma raia para natação, com volume acima do solo, marcando a borda.
O essencial: minimalista e chique.
Nessa cobertura, a piscina abaixo do piso, favoreceu a ocupação do “solarium”.
Piscina em composição natural.
Piscina natural e áreas de apoio.
Cascata integrada à laje de piso da varanda externa.
Uma ducha linear, pela borda da marquise.
Chuveiro da piscina com fechamento em bambu.

Deixe seu comentário:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
0 Comentários
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete

Últimas

ESTEJA SEMPRE bem informADO!

Inscreva-se na nossa lista de atualizações.

Obrigado!! A sua inscrição foi recebida.
Oops! Algum erro aconteceu. Por favor, tente novamente.