Entrevista com o internacional cirurgião plástico Paulo Muller

Escrito por
Chico Vartulli
Fotos:
Arquivo Pessoal / Divulgação
Dr. Paulo Muller em seu consultório de São Paulo

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica, completou sua formação médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Graduação junto ao Dr. Ivo Pitanguy e Mestrado na Pontifícia Universidade Católica RJ. É especialista em facelift (mulheres e homens) e reconhecido pela escultura dos seios, lipoaspiração, cirurgias/novos tratamentos do contorno corporal. Certamente uma razão para a grande procura dos pacientes estrangeiros.

Expert na técnica, enfatiza o tempo de recuperação, para garantia de volta mais rápida ao trabalho e convívio social.

Você se divide entre a cidade do Rio de Janeiro e a de São Paulo, cidades onde você tem consultórios. Como você visualiza esses dois espaços geográficos do Brasil? Como você os caracteriza?

Não vejo tanta diferença. Quando as pessoas vêm ao meu consultório, seja no RJ ou SP, elas procuram um resultado natural e essa característica minha é constante nas duas cidades. No pós-operatório vejo algumas diferenças, as pacientes de São Paulo pouco retornam para as revisões.

Você é formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Como foi estudar na FMRJ? Quais as peculiaridades do curso?

Tive a sorte de ser de uma das primeiras turmas da UFRJ e o hospital Universitário estava recém, inaugurado. Vejo agora grande diferença em recursos do hospital que conheci. Foi um período de muito aprendizado.

Quando surgiu o interesse pela cirurgia plástica?

Estava decidido a fazer terapia intensiva (clínico geral intensivista). Dava plantão no CTI da Santa Casa de Misericórdia, quando recebi o convite de uma prima para assistir a sua cirurgia de rinoplastia. Ela tinha um nariz que não combinava com ela e após a cirurgia que assisti ela ficou linda! Nesse momento resolvi mudar meu interesse para a cirurgia plástica.

4- O que é o facelit?

Face Lifting é a cirurgia de rejuvenescimento facial, que pode ser associada à cirurgia dos olhos (blefaroplastia). Tratamos os três terços da face: o terço superior (testa e olhos), o terço médio (buldogue e contorno da mandíbula) e o terço inferior (pescoço). Retiramos o excesso pele, suspendemos a musculatura e tratamos também, a qualidade da pele através de procedimentos complementares, como o morpheus (microagulhamento).

Érika Mazullo sua fisioterapeuta que cuida dos pacientes do pós-operatório em São Paulo

No âmbito da cirurgia plástica, qual é a sua principal referência?

Tive uma grande influencia do Professor Pitanguy e Dr. Farid Hakme, que me mostraram todas as nuances da especialidade.

O que você considera uma cirurgia plástica perfeita?

Para mim a cirurgia plástica perfeita é a que melhora o aspecto que incomoda o paciente e ao mesmo tempo deixa o resultado natural.

No Brasil há uma boa "escola" de cirurgia plástica, ou é necessário você ir ao exterior para obter essa formação? Justifique.

Sim, não é necessário ir para o exterior para uma boa formação em cirurgia plástica. A residência é bem completa, inclui formação em estética e reparado. Os congressos internacionais são sempre importantes. Um momento de troca para ver outras escolas e acredito que são complementares para formação do cirurgião plástico.

Cirurgia plástica é um procedimento ainda para uma elite em nosso país, ou todos tem acesso? Justifique.

A cirurgia plástica reparadora é bem comum  e acessível na rede pública. A cirurgia estética acontece geralmente na rede privada, podendo ser encontrada a preços populares, garantindo a formação de jovens residentes e atendendo a demanda da população interessada em estética.

Você tem o seu consultório, onde exerce a parte clínica e a prática com a cirugia dos seus clientes. E a parte da formação? Você também leciona em algum curso de formação médica? Profere palestras e ministra cursos? É sócio de sociedades científicas?

Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica. Participo de congressos nacionais e internacionais, onde sou convidado a palestrar. Tenho sempre cirurgiões que me procuram para acompanhar as minhas cirurgias e dessa maneira divido um pouco a minha experiencia.

Quais são os seus projetos futuros? E, deixe uma mensagem para os seus seguidores.

Me cuido bastante para ter energia e continuar operando, me aprimorando, aprendendo, pois na medicina e na minha especialidade tudo está sempre em grande evolução. Para o cirurgião continuar uptodate tem que estar sempre atento às novas tendencias, técnicas e tecnologias. Gosto muito do que faço e pretendo continuar trabalhando bastante no RJ e SP.

Um flash exclusivo do elegante cirurgião, Paulo Muller

Deixe seu comentário:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
0 Comentários
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete

Últimas

ESTEJA SEMPRE bem informADO!

Inscreva-se na nossa lista de atualizações.

Obrigado!! A sua inscrição foi recebida.
Oops! Algum erro aconteceu. Por favor, tente novamente.