Entrevista com Carlos Enrique Garcia Castillo

Escrito por
Chico Vartulli
Fotos:
Arquivo pessoal / Divulgação
O cônsul geral Carlos Enrique Garcia Castillo em seu posto no consulado

Na estreia da coluna, o recém-chegado ao Brasil, o cônsul geral do Peru no Rio de Janeiro, Carlos Enrique Garcia Castillo, é meu entrevistado.

O jovem diplomata, Carlos Enrique Garcia Castillo, nos conta como foi sua formação acadêmica, carreira, suas metas, missão e desafios à frente do cosulado, sua paixão pelo Rio de Janeiro e claro, exalta a gastronomia, a música e os principais destinos turísticos mais visitados no Peru, e enaltece o legado histórico e cultural entre os dois países.

Como se deu sua escolha para ser diplomata?

Percebi na carreira diplomática uma excelente opção para combinar dois assuntos que me interessam muito: por um lado, o desejo de servir ao meu país, de promover o desenvolvimento sustentável do Peru e de todos os peruanos; do outro lado, um gosto desde muito jovem por coisas internacionais, por conhecer novas culturas e destinos.

Estudei direito na universidade. Ainda no quarto ano de faculdade, fiz o curso de Direito Internacional Público, que gostei muito e me permitiu conhecer o marco jurídico que regula as relações diplomáticas e consulares entre os Estados. Essa foi minha primeira abordagem à diplomacia e, depois de terminar a faculdade de direito, me preparei para ingressar na Academia Diplomática do Peru, que é a via de acesso exclusiva à carreira diplomática no Peru.

Há algum posto no exterior que lhe marcou de forma especial?

Ingressei na Academia Diplomática do Peru em 2005 e ao terminar os dois anos de estudos, passei a formar parte do Serviço Diplomático em 2007.

De lá para cá, estive designado em duas missões diplomáticas no exterior e agora iniciei a terceira, no Brasil, como Cônsul Geral do Peru no Rio de Janeiro.

Meu primeiro destino foi a Áustria, Viena, onde trabalhei de 2009 a 2014. Depois foi a Suíça, Genebra, onde trabalhei de 2016 a 2021.

Acho que o primeiro destino de um diplomata tem um peso especial, porque permite validar ou reconfirmar a vocação diplomática, pelo menos foi meu caso. De alguma forma, a experiência acadêmica que se adquire dentro da formação na Academia Diplomática e a experiência profissional na Chancelaria peruana, em Lima, são postas à prova no primeiro destino. Nem sempre é fácil. Existem desafios e circunstâncias que é preciso superar, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Para mim, Viena foi uma excelente experiência e um destino que me permitiu confirmar a minha vocação. Mas não posso deixar de citar Genebra, pois foi um cargo que me marcou muito. Vivi a pandemia da COVID-19 em Genebra, sendo responsável pelas questões de saúde como delegado peruano na Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim como foi um momento de grande incerteza, foi também uma oportunidade de crescimento profissional, que me permitiu ver e contribuir para a obtenção de resultados concretos que permitiram ao meu país enfrentar a pandemia com melhores ferramentas, em benefício de todos os peruanos.

Como pretende desenvolver sua missão no Rio?

Chego ao Rio de Janeiro com muito entusiasmo e disposição para trabalhar em favor do Peru e da comunidade peruana residente no Rio de Janeiro e nos demais estados brasileiros que compõem minha jurisdição, que incluem Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Da mesma forma, procurarei também focar na promoção cultural e comercial, a fim de fortalecer os laços entre o Peru e o Brasil. Somos países amigos e partilhamos muitas semelhanças que nos permitem continuar a aprofundar a nossa relação em todos os seus aspectos.

Cônsul Geral do Peru no Rio de Janeiro Carlos Garcia Castillo

O Peru está presente de alguma forma no Rio de Janeiro?

A presença do Peru no Rio de Janeiro se manifesta em vários aspectos, desde a história compartilhada até a influência cultural e gastronômica.

A cidade do Rio de Janeiro ocupa um lugar importante na história do Peru. Quando esta cidade era capital do Brasil, o “Protocolo do Rio de Janeiro”, também denominado “Protocolo de Paz, Amizade e Limites do Rio de Janeiro”, foi assinado entre o Peru e o Equador, em 29 de janeiro de 1942, do qual o Brasil foi um país garante.

Da mesma forma, o escritório do Consulado Geral tem um enorme valor histórico, já que a atual sede também foi a Embaixada do Peru neste país.

Culturalmente:

 * Gastronomia: A culinária peruana ganhou popularidade no Rio de Janeiro. O ceviche é o prato mais conhecido e, nos últimos anos, temos visto o surgimento de diversos restaurantes peruanos que oferecem pratos tradicionais, ampliando assim a oportunidade de conhecer a rica variedade da nossa culinária.

 * Música: Ritmos peruanos, como a marinera e o afro, são apreciados em alguns bares e centros culturais da cidade.

Comunidade:

 * Presença da comunidade peruana: Um número considerável de peruanos reside no Rio de Janeiro, muito bem integrados e contribuindo para a diversidade cultural da cidade.

Turismo:

 * Nos últimos anos, verificamos um aumento de visitantes peruanos que vem ao Rio de Janeiro e buscam curtir as praias, o carnaval e outros atrativos turísticos e culturais.

Em resumo, a presença do Peru no Rio de Janeiro é rica e diversificada, variando desde a história compartilhada até a influência cultural e gastronômica. A comunidade peruana residente na cidade contribui para fortalecer esses laços e promover o intercâmbio entre os dois países.

Em momento de descontração, o cônsul geral do Peru, Carlos Enrique Garcia Castillo

Quais são os principais apelos do turismo peruano?

Os principais atrativos turísticos peruanos que os brasileiros buscam no Peru são:

 * Machu Picchu: A cidadela inca mais famosa do mundo, localizada no alto dos Andes. É uma arquitetura maravilhosa e um lugar místico para os Incas.

 * Lima: capital do Peru, oferece uma experiência única e enriquecedora aos visitantes por diversos motivos. O centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Possui um grande número de museus e sítios arqueológicos. Da mesma forma, possui uma grande variedade de restaurantes, desde barracas que oferecem comida tradicional até restaurantes gourmet, que servem cozinha peruana e internacional.

* Cusco: Antiga capital do Império Inca, Cusco é uma cidade vibrante com rica história e cultura. Aqui você pode visitar a Plaza de Armas, o Coricancha (Templo do Sol) e a Catedral de Cusco. Além de Machu Picchu, existem muitos sítios arqueológicos fascinantes que podem ser visitados pela cidade. Dentre os sítios arqueológicos os mais populares são Sacsayhuamán, Pisac e Ollantaytambo.

Cusco tem uma rica cultura que se reflete em sua comida, música, dança e artesanato. Os visitantes podem desfrutar de festivais tradicionais, aprender sobre as tradições incas e comprar lembranças exclusivas. Da mesma forma, Cusco está rodeado de paisagens impressionantes, incluindo a Cordilheira dos Andes, o Vale Sagrado e o Rio Urubamba.

* Lago Titicaca: O lago navegável mais alto do mundo, o Lago Titicaca é um lugar sagrado para os Incas e Aymaras. Aqui você pode visitar as Ilhas dos Uros, feitas de junco, e a Ilha Taquile, conhecida por seus têxteis.

* Arequipa: A “Cidade Branca” de Arequipa é conhecida por sua arquitetura colonial construída com pedra vulcânica branca. Aqui você pode visitar o Mosteiro de Santa Catalina, a Plaza de Armas e a Catedral de Arequipa.

* Linhas de Nazca: As Linhas de Nazca são geoglifos gigantescos gravados no deserto de Nazca. Acredita-se que foram criados pela cultura Nazca entre os séculos II e VII DC.

* Iquitos: a porta de entrada para a Amazônia peruana. habitat natural. Da mesma forma, é uma experiência cultural única, pois é possível conhecer comunidades indígenas que habitam a Amazônia desde a antiguidade.

O Peru possui centenas de atrativos turísticos nos quais se destaca a experiencia do turismo de natureza, na Amazônia, nos Andes ou no litoral, praticando o surf. Caso algum leitor tenha interesse em visitar o Peru, convido-o a entrar em contato conosco, no Consulado, para dar-lhe informações sobre as diversas opções que o Peru oferece.

Como o Peru tem se promovido como produto turístico em nosso país?

O Peru é promovido no Brasil como um destino turístico diversificado e culturalmente rico, destacando seu patrimônio histórico e cultural, sua cultura viva através de diversas tradições e festividades. Natureza e Gastronomia.

O Peru, por meio da Embaixada, dos Consulados e do Escritório Comercial em São Paulo, realiza campanhas publicitárias, voltadas ao público brasileiro, participamos de feiras turísticas, como a Feira Internacional de Turismo (ABAV) e temos alianças estratégicas com companhias aéreas, operadoras de empresas turísticas brasileiras e agências de viagens, a fim de promover o fluxo de centenas de turistas brasileiros que visitam o Peru.

Há uma colônia peruana importante no Rio? Quais as principais demandas da mesma?

Temos mais de 6 mil peruanos cadastrados na nossa jurisdição, que inclui o Rio de Janeiro, a maioria dos estados do sudeste e todo o nordeste do Brasil. O Brasil é um destino muito apreciado pela alta qualidade de seus centros de ensino superior. Temos muitos estudantes e profissionais peruanos que realizam estudos de graduação e especialização no Brasil, especialmente em áreas relacionadas à ciência.

As principais demandas dos peruanos no exterior variam de acordo com a situação particular e o Consulado busca permanentemente atendê-las de forma apropriada e eficiente.

Os peruanos precisam de acesso a serviços consulares como expedição de passaporte, registro de nascimento e autorizações de viagem para menores, além de diversos atos notariais e de certificação para procedimentos perante o Brasil.

Este Consulado Geral trabalha com as autoridades deste país para garantir os direitos aos peruanos na nossa jurisdição, a fim de evitar casos de discriminação ou abuso.

Por fim, este Consulado Geral também procura manter os laços dos peruanos com o seu país de origem. Por isso, organizam programas e atividades que lhes permitem manter sua cultura e tradições, bem como conectar-se com seus familiares e amigos no Peru.

Quais foram suas principais percepções do Rio desde que chegou? Já conhecia a cidade?

Tenho as melhores impressões do Rio de Janeiro, cidade que me recebeu de braços abertos, assim como o Cristo Redentor, símbolo desta cidade. O carioca, e o brasileiro em geral, é uma pessoa muito gentil e aberta a conhecer outras culturas e pessoas de outros países. É por isso que a comunidade peruana no Rio de Janeiro está muito bem integrada e trabalha muito. Já tive a sorte de conhecer o Rio de Janeiro. Em 2006 fiz estágio consular de um mês, no Consulado do Rio, o mesmo que hoje.

Carlos Enrique Garcia Castillo, Marco Rodrigues, Alice da Silveira e Matheus Oliveira em evento promovido pela Associação dos Embaixadores de Turismo RJ

Deixe seu comentário:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
0 Comentários
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete

Últimas

ESTEJA SEMPRE bem informADO!

Inscreva-se na nossa lista de atualizações.

Obrigado!! A sua inscrição foi recebida.
Oops! Algum erro aconteceu. Por favor, tente novamente.