Entrevista com a cantora Joanna

Escrito por
Chico Vartulli
Fotos:
Arquivo pessoal / Divulgação
Momento contemplativo da cantora Joana

Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira , é uma cantora, compositora e multi- instrumentista brasileira, considerada como detentora de uma das vozes mais belas do cenário musical. Como compositora, assinou dezenas de canções, algumas gravadas por grandes nomes como Cauby Peixoto, Angela Maria, Simone e Emílio Santiago.

Nascida e criada no bairro do Méier, no subúrbio carioca. Desde a infância escrevia canções e poemas. Aos doze anos ganhou de presente um violão do pai, e foi matriculada numa escola de instrumentos musicais. Seu irmão a incentivava a compor e cantar, e mesmo sem ser profissional, se interessava por música e a ensinou os primeiros acordes de violão. Em entrevistas revela que na infância gostava de brincar na rua, jogar bola, soltar pipa e peão. Cursando o terceiro ano de administração, resolveu deixar os estudos universitários para se dedicar somente a música.

Sua carreira teve início com a participação em festivais do interior do estado: Ela pesquisava onde haveria concursos de música, e viajava sozinha para participar das competições musicais. Algumas vezes ganhou, outras perdeu, mas sempre colecionava troféus musicais. Atuou também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas, estreando na noite carioca ainda sem ser famosa.

Já em 1979 aos 22 anos, despontou na música popular brasileira. Nesta época, já independente, havia saído de casa, e dividia o aluguel de um apartamento em Copacabana com dois amigos que também eram músicos e compositores. Conta  que, preparando uma refeição, ouviu pela primeira vez sua voz no rádio, e chorou muito de emoção.

Desde a sua estreia, Joanna optou por cantar e compor nas suas mais variadas tendências, mas seu canto romântico sempre teve destaque maior. Seu timbre de voz suave, mas potente para canções românticas sempre fizeram muito sucesso da crítica e do público, a consagrando ao longo dos anos como uma das melhores cantoras do país.

A turnê de 45 anos de carreira da artista será apresentada em todo o Brasil e no exterior. A estrela da MPB vai revisitar seus grandes sucessos e também a memória afetiva do público e interpretando vários compositores como Roberto Carlos, Chico Buarque, Gonzaguinha, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Lulu Santos, Arlindo Cruz entre outros bambas. Ela é responsável por 25 trilhas sonoras que embalaram novelas de sucesso nas décadas de 80, 90 e 2000.

Olá Joanna! Você está comemorando 45 anos de carreira. Qual é o balanço que você faz da sua carreira?

Há que se fazer ainda muito mais, um sonho não tem tempo, embora tenha tido feitos maravilhosos na minha caminhada , meu temperamento de aquariana não sossega, um horizonte é pouco pra ele. Mas, tudo que fiz foi com a consciência de estar fazendo o melhor , deixar minha canção como tema de muitos amores , e que ele tenha servido pra trazer alegria para as pessoas. O balanço até agora é de uma artista amada pelo seu público aonde através dele tudo se conquistou, sou uma pessoa plena em todos os propósitos que minha carreira me ofereceu!

Quando você começou a se interessar em seguir a carreira de cantora?

Desde menina , improvisava o microfone no cabo da vassoura , e cantava a plenos pulmões rs… Venho de uma família de músicos , de parte paterna fui muito influenciada pelo violino de meu pai, minha mãe era super afinada e cantarolava o dia todo ! Nos primeiros anos de escola já fui escalada pra ser a mezo soprano do coral. Comecei a aprender violão muito cedo incentivada pelo meu irmão ( que já tocava ) tive tios cantores também. Então essa veia musical já orbitava dentro de minha casa , foi só uma questão de paixão mesmo . Deixei de entrar pra faculdade pra me dedicar a música na década de 70, sou formada em administração de empresas , hoje sou músico profissional!

Você deixou o Brasil há algum tempo (nao sei se já retornou) e foi residir em Portugal, dando prosseguimento a sua carreira. Como foi a recepção dos portugueses a sua chegada na "terrinha"? Eles te abraçaram?

Sempre fui bem recebida pelos portugueses , tanto é que volto agora pra alguns espetáculos em novembro em duas grandes salas de Lisboa e Porto ! Há que se destacar que pra vc vingar num país que não é o seu, tem que haver um esmero trabalho de anos , semear pra depois colher , acho que tudo na vida é assim, : propósito, foco, trabalho e um pouquinho de sorte!

Joana na espera para entrar em cena
Cantando suas lindas canções

No campo musical, como você compara Brasil e Portugal?

Portugal absorve bem a música brasileira, no campo musical são bem heterogêneos, não há muito que comparar com o Brasil, gostam de música de qualidade isso eu sei, é um público participativo, educado, carinhoso ( pelo menos comigo ) … Cada  país tem seu forte , eles consomem muita música anglo saxônica , alguns brasileiros de carreira longeva sempre são muito bem recebidos , o fado hoje é muito segmentado , toca em rádios específicas , poderia dizer que é  um país q absorve bem o Brasil em termos musicais mas que tem público mais austero porém carinhoso!!

Voce teve várias canções que interpretava inseridas em trilhas de novelas. Qual é a importância para uma cantora desse fato?

De total importância , a mídia televisiva na década de 80,90, anos 2000 foi extremamente benéfica para que o artista catapultasse um lugar de visibilidade dentro da mídia brasileira , tive essa sorte , por empenho da gravadora  que sempre acreditou no meu potencial, foram mais de 25 canções inseridas em várias telenovelas, sorte minha!

Uma das questões que está sendo muito discutida no meio artístico é o etarismo. Como você pensa esse tema?

Isso não é um tema recente , faz parte de tantos outros preconceitos que assolam o mundo. Hoje com a divulgação nas redes sociais a coisa ficou mais transparente, mais atuante. As pessoas que olham para a velhice com um olhar preconceituoso esquecem que ali reside a sabedoria adquirida com o tempo , idade é posto, o qto sou grata por ter a idade q tenho e a sabedoria que adquiri com a vida! Não trocaria a idade que tenho hoje pela minha de 20 anos!

As músicas românticas são as suas prediletas. Qual é o motivo da opção?

Venho dos bailes da vida. Eu era a cronner das madrugadas , e todo repertório mais romântico ficava para o final da noite. Gostava das músicas das divas americanas do blues, e em casa sempre escutei cantores mais tradicionais por causa de meus pais. Isso no fundo já vem enraizado de certa forma em vc, sou de temperamento calmo, e isso espelha muito no seu trabalho, gosto de canções românticas que falam ao coração , que mexa com as pessoas , o mundo está precisando disso , veja as revoluções a que ele está passando.

No seu ponto de vista, qual foi o seu maior sucesso, aquele que marcou a sua trajetória como uma cantora conhecida e respeitada?

O trabalho de 1986 foi o q alavancou minha carreira no mundo! Eu cantava pra um público restrito, pequeno, depois de 86 passei a cantar para as multidões. Eu sempre quis ser uma cantora das multidões, afinal vc quer que seu canto alcance e abarque o maior número de pessoas possíveis. Hipocrisia dizer que não quer ser popular, o artista nasceu pra brilhar!

Num olhar para o passado, como você avalia aquele momento da televisão brasileira na década de oitenta, quando eram exibidos programas como o Cassino do Chacrinha, Globo de Ouro, que tinha intensa participação dos cantores e cantoras da MPB?

O rádio e a tv tem seu lugar preservado na mídia, embora diferentemente de outras épocas.Sinto falta de programas ao vivo, acho que seria bem-vindo um formato nesse gênero. As coisas se democratizaram mais, existe a internet que foi um divisor de águas nesse sentido, mas menos humanizado . A tv ao vivo com seus erros e acertos sempre foi o melhor entretenimento da massa, torço para que repensem nos programas de plateia, eram ótimos!

Quais sao os seus projetos futuros? E, para finalizar, deixe uma mensagem para os seus fas.

Tenho 04 projetos para esse ano: um documentário; um show dos 45 anos de carreira; um projeto chamado MPB na praça num caminhão palco itinerante pelos municípios dos estados do Brasil começando no Rio; E o projeto Joanna e elas, aonde vou gravar com as novas vozes da mpb atual, a 1ª sai em final de maio num duo com Roberta Campos na música QUANDO TE VI (Ronaldo Bastos).

Deixe seu comentário:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
0 Comentários
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete
Author Name
Comment Time

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Reply
Delete

Últimas

ESTEJA SEMPRE bem informADO!

Inscreva-se na nossa lista de atualizações.

Obrigado!! A sua inscrição foi recebida.
Oops! Algum erro aconteceu. Por favor, tente novamente.